You are currently viewing CRM: o que é e como usar para alavancar vendas online
CRM pode ser aliado importante para impulsionar suas vendas online

CRM: o que é e como usar para alavancar vendas online

O cliente sempre tem razão. Esse ditado antigo funcionou como mantra no mundo dos negócios e nunca saiu de moda. Ao longo do tempo, o relacionamento com esse cliente se transformou, a tecnologia facilitou a construção de pontes e ferramentas foram desenvolvidas para conectar comprador e produto ou serviço. Um dos mais importantes conceitos nessa relação é o CRM.

O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, serve tanto para se referir ao método quanto para as ferramentas existentes para estreitar a empresa do potencial usuário. Quando conectado a uma boa estratégia de marketing digital, o CRM só traz benefícios.

COMO APLICAR CRM NO MEU NEGÓCIO E POTENCIALIZAR RESULTADOS?

O CRM atua em vários pontos de seu negócio, buscando facilitar o dia a dia. Como se trata de um processo tecnológico, é possível armazenar dados do cliente e, a partir deles, antecipar eventuais demandas que possam existir. Também serve para estreitar sua relação com a base de usuários de uma forma mais ampla. Você ganha tempo e capacidade de conversar com mais interessados em seu produto ou serviço, passos importantes para fidelização.

Com o CRM sua empresa terá um mapa detalhado de como seu cliente costuma atuar. Ele faz compras recorrentes de determinado produto? É interessado em novas tecnologias ou serviços? Passa maior parte do tempo em uma categoria específica de seu site?

São informações valiosas para fidelização, para que você projete ofertas personalizadas. Segundo Philip Kotler, considerado guru do marketing no mundo, “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”. E o alto valor vai além da oferta de preço. Inclui, em especial, a forma como esse cliente é tratado na sua jornada de compra. Nessa construção estratégica, o CRM é uma ferramenta importante.

AÇÕES DE MARKETING


Nem todos os clientes têm as mesmas necessidades e desejos, não fazendo sentido se comunicar com todos eles de uma única forma. Nesse ponto, entra a importância de segmentar a sua base de contatos por meio de um sistema de CRM.

Você pode utilizar diferentes critérios para a segmentação, como etapa da jornada de compra, hábitos de consumo, gênero, interesses e localização dos consumidores.

Então, é só criar campanhas de e-mail marketing personalizadas para o público escolhido e enviá-las por meio de uma ferramenta de automação de marketing integrada ao CRM.

Para tornar as suas ações ainda mais certeiras, analise as preferências dos clientes que você quer atingir, para entender quais produtos e ofertas são mais atrativos. Assim, você tem muito mais chances de atingir os seus objetivos.

Contratar uma empresa especializada na aplicação das ferramentas de CRM em sua tática de marketing digital pode ser o ponto decisivo entre sua loja ter sucesso real na internet ou patinar nas vendas. Isso porque a combinação entre CRM e estratégia de marketing poderá trazer olhar detalhado ao seu modelo de negócio, construir planos mais eficazes e estabelecer modelo para que o fluxo de vendas seja contínuo.

4 FATORES QUE SUA EMPRESA GANHA AO TER UMA ESTRATÉGIA COM CRM

1 – Relacionamento com o cliente
Essa é uma das vantagens mais latentes quando sua empresa adota uma estratégia de marketing com CRM. Imagine ter canais de comunicação personalizados com cada cliente em uma base de diversos usuários? Pois é, você consegue construir campanhas específicas para determinados públicos dentro do grupo de pessoas que compram em seu site porque dados fornecidos por eles auxiliarão no desenho dessa tática.

2 – Facilidade na construção da estratégia de marketing
As principais ferramentas de CRM do mercado trabalham com informações na nuvem. Isso significa que os dados de seus potenciais clientes ficam acessíveis de forma remota e para vários integrantes do seu time de marketing. Ter à mão informações que possam gerar insights de campanhas agiliza todo o processo de conquista do usuário. Além disso, as plataformas de CRM costumam ajudar em ideias a partir dos dados coletados.

3 – Identificar jornada de compra e adotar técnicas de compra recorrente
Quando o cliente faz a compra em determinado estabelecimento, é bem atendido, gosta do produto e vê valor agregado no item que acabou de adquirir, a chance de ele voltar para outra transação é enorme. Com o CRM aliado à estratégia de marketing, sua empresa tem à disposição toda a jornada de compra desse usuário.

Ele chegou por meio das redes sociais? Visualizou mais produtos antes de fechar a compra? São informações que o CRM cataloga para que sua empresa possa analisar o comportamento desse usuário. Ao entender a jornada de compra, você também poderá pensar em ações para compra recorrente. Se seu estabelecimento é um petshop, poderá lançar mão de estratégias para que o cliente que compra uma determinada ração para cachorro sempre procure sua loja.

4 – Simplifica e automatiza ações repetitivas para otimização do tempo
Uma plataforma de CRM permite que sua empresa possa automatizar tarefas simples, como coleta de dados e consolidação de informações, fazendo com que você tenha tempo para projetar as estratégias de olho no aumento das suas vendas. Ferramentas de CRM têm dispositivos de captação de dados de forma inteligente, o que permite você entender melhor o usuário sem o uso de técnicas que possam afugentá-lo.

POR QUE USAR UM CRM PARA E-COMMERCE?

Com um sistema de CRM, toda a equipe do e-commerce tem fácil acesso a dados precisos, integrados e atualizados sobre o perfil e o histórico dos clientes.

Isso ajuda a entender melhor a jornada do consumidor, sendo possível identificar os seus principais comportamentos em cada etapa do caminho percorrido até, de fato, efetuar uma compra.

Essas informações, inclusive, podem ser utilizadas para a construção da sua persona, ou seja, o personagem que representa o comprador ideal do seu negócio.

Essa visão completa e detalhada dos seus consumidores ajuda a gerar insights relevantes para as estratégias da sua loja online. Assim, você pode tomar decisões mais fundamentadas e personalizadas para atingir e conquistar o seu público-alvo.

Em resumo, o CRM facilita o desenvolvimento de ações mais eficazes para conduzir os seus clientes à conversão, além de automatizar e agilizar os processos do negócio, melhorando a produtividade da operação.

Como podemos ajudar seu negócio com estratégias de CRM?

A Sempreativa Digital trabalha em parceria com a Resultados Digitais e implementa estratégias de Inbound Marketing com as plataformas RD Marketing e RD CRM.

Com apoio dessas ferramentas de automação oferecemos serviços voltados para todas as etapas do Funil de Vendas.

0 0 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários