Como vender produtos e serviços no Instagram?

Como vender produtos e serviços no Instagram?

O Instagram surgiu em 2010 como um divertido aplicativo para compartilhar fotos. Mas, à medida que foi ganhando novas funcionalidades, como mensagens, Stories, transmissões ao vivo, posts patrocinados, também conquistou espaço na estratégia digital das empresas.

Ter uma estratégia por lá é uma boa maneira de a sua marca ou empresa conseguir visibilidade e reconhecimento do público, além de obter resultados reais. Não à toa, mais de 25 milhões de anunciantes no mundo já utilizam a plataforma para gerar negócios.

Transforme os seus contatos do Instagram em vendas

Ter um perfil repleto de fãs, com bons números de engajamento e envolvimento em suas publicações é bom demais. Mas já imaginou ter tudo isso e ainda por cima gerar vendas?

Aqui neste material, além de mostrarmos como dar aquela turbinada no seu perfil e nas suas estratégias de Instagram, também vamos falar sobre como gerar contatos que futuramente poderão se tornar seus clientes.

Conforme seu perfil vai crescendo, fica cada vez mais difícil criar um relacionamento

personalizado com seus seguidores: não existe meios de garantir que seus posts atinjam os contatos que você deseja e é praticamente impossível identificar o quão próximo da compra um perfil se encontra.

E é aí que uma ferramenta de Marketing Digital como o RD Station Marketing pode te ajudar.

Com ele, é possível:

  • Trabalhar com relacionamento personalizado com base nos interesses e ações realizadas pelos seus contatos;
  • Acompanhar diariamente as taxas de conversão por etapas do funil de vendas;
  • Qualificar seus contatos através de uma pontuação de Lead Scoring. Essa pontuação ajuda você a identificar quais leads estão mais próximos de se tornar uma venda;
  • Criar páginas de captura de dados e emails marketing sem a necessidade de conhecimento
  • HTML;
  • E muito mais!

Instagram em números

Nem só de fotos de gatos e cachorros fofos, lugares incríveis e pratos caprichadíssimos vive o Instagram. Os usuários buscam temas que lhes interessam, incluindo conteúdos de empresas e marcas.

Segundos dados da companhia:

  • 55% dos brasileiros esperam usar o Instagram ainda mais neste ano
  • 60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram
  • 73% dos usuários acompanham marcas
  • 72% interagem com influenciadores
  • 57% dos usuários afirmaram que querem ver conteúdos de marcas autênticos
  • 58% querem ver conteúdos informativos
  • 61% seguem marcas que não são suas favoritas, mas que produzem um conteúdo interessante

Além disso, o Instagram ajuda:

  • 85% dos usuários na descoberta de novos produtos
  • 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços
  • 83% dos usuários na decisão do que comprar

Instagram for Business

Como o próprio nome sugere, a ferramenta é dedicada às empresas e propicia que elas conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem os negócios. Mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.

Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). Tem mais: é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.

Já imaginou o impacto de tantas informações para o seu negócio?

Transforme os seus contatos do Instagram em vendas

Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram.

Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a Página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Caso ainda não possua uma página para seu negócio, é possível criar uma no momento da conversão do perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como Público. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.

Uma das vantagens de se ter uma página comercial, é poder deixar algum botão de ação específico para contato. Clique no botão “Editar Perfil” e procure por “Opções de Contato”. Aqui é possível escolher entre deixar disponível suas informações de contato ou uma opção de botão de ação. Os botões de ação conectam seu perfil aos serviços onlines que você já usa, permitindo a conclusão de transações diretamente pelo seu perfil.

O algoritmo do feed do Instagram

Em meados de 2016, a plataforma abandonou o critério de ordem cronológica e privilegiou a relevância do conteúdo para exibir os posts no feed das pessoas. Baseado no comportamento dos usuários e como eles interagem com as contas, o Instagram cria e exibe um feed único para cada um. Desde então, os cerca de um bilhão de usuários passou a ver 90% das postagens de amigos e a gastar mais tempo na plataforma, principal objetivo de Mark Zuckerberg. Bingo!

Três principais fatores determinam o que o usuário vê no feed:

  1. Interesse: a plataforma prevê o quanto a pessoa dará atenção a um post ao se valer da inteligência do machine learning, que considera como foi o comportamento do usuário em conteúdos similares e anteriores.
  2. Atualidade: o Instagram privilegia a última vez que a postagem foi compartilhada.
  3. Relacionamento: vale mais os posts feitos por pessoas próximas do usuário, principalmente se ele interagiu com elas via plataforma nos últimos tempos, comentando ou sendo marcado juntos em fotos, por exemplo.

Além desses fatores, conta:

– a frequência com que o usuário abre o Instagram. A plataforma mostrará os melhores posts desde a última visita da pessoa.

– quantas contas o usuário segue. O feed será tanto mais diversificado quanto mais perfis a pessoa acompanhar, o que evita repetições de uma conta específica.

– o tempo que o usuário passa na plataforma. Se as sessões forem curtas, ele verá os melhores posts. Caso contrário, poderá ir mais a fundo no catálogo de publicações.

Como gerar Leads com o Instagram

Com o passar do tempo, portanto, o Instagram deixou de ser apenas uma plataforma para exibição de

fotos. Ele agora é usado por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e, até mesmo,vender diretamente. Aqui você vai conferir ações para começar a gerar Leads usando o perfil da sua empresa.

É importante lembrar que as redes sociais são ótimas formas de divulgar suas ações de Marketing, mas elas dão trabalho para manter e gerenciar. Portanto, você só deve investir naquelas que fazem sentido para a sua empresa.

Caso chegue à conclusão que vale a pena, você vai descobrir muitas formas de gerar Leads com o Instagram. Algumas são diretas e outras indiretas.

1. Usar o link na bio

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Como as descrições dos posts não permitem inserir links clicáveis, essa foi uma boa forma encontrada para gerar Leads com o Instagram. Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo.

Combinada como uma boa descrição no perfil, essa ação é a melhor forma de gerar Leads de forma muito simples. Uma dica é usar agregadores como o Linktree ou o Insta.am, que permitem incluir várias URLs juntas a partir de um único link na bio do Insta.

2. Instagram Stories

O Insta Stories é praticamente um canal a parte da rede social para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, essa funcionalidade torna muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas

Com um simples Call-to-Action de “arrasta pra cima”, você pode fazer uma oferta que complemente o conteúdo visual apresentado. Claro que a imagem ou vídeo do storie em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.

Aqui na RD, costumamos contar pequenas histórias usando animações e features dos Stories, como as enquetes. Estimulamos a interação do usuário, instigamos a pensar no problema e oferecemos um blogpost ou material rico que possa ajudar nosso público.

3. Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia e gerar Leads com o Instagram. Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada.

A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos. É possível, por exemplo, trabalhar uma estratégia de retargeting usando as duas redes sociais.

No eBook Como anunciar no Instagram Ads há mais detalhes sobre o assunto, e você pode baixá-lo gratuitamente para conferir o passo a passo de como fazer na prática.

4. Utilizar CTA nas imagens publicadas

Esse item tem a ver com o link na bio que citamos acima. Você pode inserir um Call-to-Action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem, como neste exemplo logo abaixo. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração.

É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes que são agradáveis ao olhar. Se a sua conta for sinônimo de pedidos insistentes de conversão, possivelmente ela terá um desempenho ruim.

É preferível, portanto, usar o texto do post para inserir o CTA. Inclua no texto de forma inteligente, mostrando ao seguidor que ele vai receber uma oferta interessante.

5. Citar uma URL em vídeos

As produções de vídeos tem ganhando muito espaço e são, também, uma oportunidade para gerar Leads no Instagram. Além do CTA no texto, por que não exibir a URL do seu site ou um link reduzido levando diretamente a uma Landing Page?

Caso seu vídeo seja interessante, é natural que quem está vendo queira saber mais sobre seu produto, sua empresa ou sobre o tema que está compartilhando. A pessoa pode ficar frustrada se não tiver a possibilidade de receber mais informações sobre o assunto que acabou de ver!

6. Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca.

Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.

O importante é encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta pagar caro para um influenciador que não fala com a sua persona. A geração de Leads será desperdiçada, jogando o investimento pela janela.

7. Tags de preços em produtos

O Instagram dá para as empresas a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos e-commerces já estão utilizando a ferramenta, que torna mais simples o trabalho de levar o público para o seu site próprio e finalizar a compra.

Mesmo que a compra não seja efetuada, existem várias outras possibilidades comerciais e até mesmo de geração de Leads. Você pode inserir CTAs de conversão no site, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Utilizar pop-ups também ajuda a realizar uma oferta que atraia novas conversões.

Uma boa ideia, também, é trabalhar com a estratégia de retargeting, oferecendo anúncios após essa primeira visita.

8. Use hashtags

Como uma das principais dicas, vale reforçar o uso das hashtags. Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos

Caso você vá fazer um conteúdo único e personalizado, vale criar uma hashtag própria e criativa, além de incentivar que seus seguidores também a utilizem. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads.

No nosso perfil, criamos uma série de vídeos com a #RDHacks para compartilhar dicas rápidas sobre Marketing Digital.

9. Realize transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV

Um dos melhores recursos do Instagram é o IGTV, que permite divulgar vídeos mais longos, com mais de 1 minuto de duração. Por isso você pode realizar as famosas lives no seu perfil e deixá-las salvas no IGTV para que qualquer pessoa possa acessar depois.

Lá você também pode usar as descrições dos seus vídeos para incluir uma chamada para o link da bio. Assim, qualquer pessoa pode acessar os conteúdos e materiais que deseja divulgar.

Mas lembre-se de que tanto as lives como o IGTV são canais que as pessoas usam para assistir a vídeos, e não necessariamente abrem ou lêem a descrição. Por isso, para obter melhores resultados e gerar Leads com o Instagram, lembre-se de fazer um CTA durante o vídeo, falando que o público pode fazer um download ou acessar uma página importante clicando no link do seu perfil.

10. Faça textos mais curtos e aposte na imagem

O Instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos. Por isso, capriche na produção do seu conteúdo. Se os pontos principais da sua mensagem não forem passados diretamente pela imagem, a foto deve ao menos ser interessante o suficiente para incentivar o seguidor a ler seu texto. A dica pode até parecer óbvia, mas muita gente se esquece dela no dia a dia.

É muito comum empresas usarem fotos de banco de imagens sem tratamento algum ou imagens com muito texto. Lembre-se de que as pessoas, na maioria das vezes, não estão no Instagram para ver novidades sobre o seu negócio. Ofereça conteúdos que se conectam às expectativas e necessidades delas. Do contrário, as pessoas irão passar por seu conteúdo, sem dar a atenção que você espera.

Outra dica valiosa é sempre buscar passar sua mensagem nas primeiras linhas e da forma mais breve possível. Se o seu seguidor precisar clicar em “ver mais” para saber o que você tem a dizer, as chances de conseguir atingir seu objetivo com aquela publicação são menores. Deixe hashtags e informações complementares para depois do “ver mais”.

Instagram Shopping

O recurso de Compras do Instagram funciona da mesma forma como adicionamos “tags” para marcar amigos em uma foto: as empresas podem colocar balõezinhos que levam o usuário até a página de um produto.

Simples para as marcas, o recurso facilita muito a vida dos consumidores, que têm acesso rápido e fácil à informações como o nome e preço dos itens.

Você pode marcar até cinco produtos por imagem ou vídeo e no máximo 20 itens por carrossel e adicionar filtros ou legendas. Também é viável salvar rascunhos ou ver prévias de suas publicações.

No entanto, nem todo perfil está apto a usar este recurso. O Instagram possui alguns pré-requisitos.

Para checar se o seu perfil pode usar o Instagram Shopping, clique aqui.

E, para saber mais, a empresa possui uma página com orientações e respostas sobre a ferramenta.

Instagram Ads: como anunciar

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Nela, os posts patrocinados são veiculados

nos formatos de fotos, pequenos vídeos e carrossel de imagens e vídeos. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, etc.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento para a marca. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens e vídeos em carrossel são ótimos recursos para educar a audiência sobre o uso de produtos e serviços.

Aproveite os recursos do Instagram

Os anúncios de Instagram se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Ao veicular um anúncio na rede, você pode direcioná-lo com todas as formas de segmentação existentes nos anúncios do Facebook . Veja alguns exemplos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • E públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

Agora que você já possui conhecimento das especificações do anúncios, vamos mostrar como fazer na prática. Nesse tutorial de como fazer anúncio no Instagram, utilizaremos o Gerenciador de Anúncios.

Mas lembre-se de que antes é necessário criar sua conta no Gerenciador de Negócios.

O processo de criar anúncios para o Instagram é o mesmo do Facebook, portanto criar familiaridade com a ferramenta irá lhe ajudar muito no dia a dia.

Se gostou do conteúdo e quer começar a anunciar no Instagram? Agende uma reunião com nosso time de especialistas que irão te ajudar da melhor forma!

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